top of page
  • Foto do escritorMarta Barbieri

Como fazer festa infantil sustentável parte 2: Tema fundo do mar, respeite!

No primeiro post sobre festas sustentáveis (aqui) mostramos diversas ideias para fazer uma festa infantil com baixo impacto ambiental. Nesse post eu vou mostrar na prática dicas de como fazer uma festa sustentável com tema Fundo do Mar que meu filho ama, na prática.


Decoração de mesa central de festa infantil de tema fundo de mar

SOBRE O TEMA


Como hoteleira, minha formação e especializada em eventos, importante dizer que toda festa tem que ter um objetivo antes de todo planejamento. Aqui o objetivo foi presentear meu filho com algo que ele tanto ama que são os animais do fundo do mar e explorar as possibilidades que o tema nos traz para a sustentabilidade.


No caso, sabemos que em 2050 teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos então nada mais coerente do que além de celebrar mais um ano de vida, celebrar com respeito e mensagens de impacto afinal nossas crianças são o nosso futuro e elas viverão essa triste realidade quando celebrarem seus 32 anos de idade.


O CONVITE


convite festa infantil fundo do mar

Eu me diverti muito fazendo o convite esse ano. Porque quem se envolve nas festas de aniversários como eu sabe que mesmo terceirizando ao máximo o estress rola solta, principalmente se você for perfeccionista e louca por festas rs. Rindo de nervoso.


A verdade é que tivemos um começo de ano muito difícil. Quem acompanhou a Supercicla sabe o que passei quando iniciei a confeccção das roupas com a pessoa errada. Pois além de ter me gerado um prejuízo financeiro tremendo, me causou uma grande ansiedade emocional, fora as inúmeras perdas de animais que não conseguimos salvar, a demissão do marido e o tio avó doente. Foi punk mesmo.


E então a parte mais legal da festa que é toda a idealização do evento virou tensão. Pensava, a festa dele não pode dar errado! Senão eu ia surtar. Chega rs.


Para fazer o convite eu escaneei os desenhos dele e subi as imagens no convite no canva mesmo, adicionei alguns elementos e mandei 3 semanas antes da festa. E o lembrete 1 semana antes da festa. Fiz questão de mandar mensagem individual para todas as mamães que não responderam, confirmando suas presenças, para a gente se planejar melhor.


A DECORAÇÃO


Decoração teto animais do fundo do mar nadando

A festa foi novamente em casa e a nossa casa tem um pé direito muito alto para como meu marido costuma dizer, sonhos ambiciosos nas festas do nosso filho rs.


Gente esse teto. Ah esse teto. Rindo para não chorar. Bom para a decoração óbvio que já tinha passado meses (detalhe meses) coletando ideias no pinterest sobre a decoração.


Quando eu vi essa de colocar os animais nadando no teto pirei. Comprei uns 1000 metros de TNT, salvei imagens das silhouetas dos animais no Canva, mandei imprimir em tamanho A3 em uma gráfica perto de casa, recortei os animais e...


Como eu ia colocar isso lá em cima? De maneira que não caísse na cabeça das pessoas no meio da festa? Confesso que surtei um pouco por causa disso. Ok, surtei muito.


Decoração festa fundo mar

Para a minha sorte, uma grande amiga, meu anjo já fez mil festas pro filho, é virginiana veio de madrugada para me salvar rs. Falei para ela, Má quero fazer isso, não saio daqui sem esse teto cheio de animais. Ela olhou, olhou e com uma escada bem alta e fitas 3M conseguimos. As luzes do teto refletiam no TNT e parecia que estávamos mesmo dentro daquele mundão azul.


A fita 3M é tão boa que essa decoração ficou mais 2 meses no nosso teto rs. Lembrando que ao final da festa doei todo TNT para a escola do meu filho.


Se o teto foi o highlight da decoração os outros detalhes complementaram a festa.


decoração festa infantil de fundo do mar
decoração festa infantil de fundo do mar

Nessa parte é legal chamar o aniversariante para ajudar. É legal fazê-los sentirem importantes. Com papel crepom torcido e fita crepe criamos as algas e cardumes de peixes nas cores prediletas do Pedro foram espalhados pela casa com a ajuda dele.


Bolhas, estrelas e os animais favoritos deles completaram a decoração nas paredes.


ideias de decoração mesa central de festa infantil tema fundo do mar

A mesa central é a estrela da festa, então nada de bexigas que irão parar nos aterros e ao invés bolas de papel crepom que reutilizamos da última festa de 4 anos do Bita. Se não viu nosso post sobre a festa do Bita clica aqui.


Os bichinhos de pelúcia e a cortina com o nome do Pedro impresso nas bolhas e estrelas e toppers feitos de papel e palitinho de madeira (importante, quando for fazer o pedido se não fizer você mesma ou você mesmo, peça para que não venha com palitinhos de plástico) completaram a decoração da mesa.


COMES E BEBES E UTENSÍLIOS USADOS


OS SALGADOS


Sim fazer tudo dá trabalho rs. Como esses olhinhos de caranguejo do sanduiche pintados um a um. Sabe quando você subestima o tempo que uma atividade leva rs? Rindo de nervoso de novo. Pensei, vou colocar um filme e pintar os adesivinhos de boa, é só pintar colar um adesivo no outro com o palito no meio e em um dia termino. Haha, acho que levei umas 3 noites para fazer só os olhinhos.


A dica é: se tiver condições contrate rs. Mas não não fiz os sanduiches porque também não sou louca rs, pedi para uma padaria fazer, ufa!


Para completar os salgados fizemos pipoca, batata chips caseira que compramos e colocamos em potinhos de papel e polvilho. Em uma festa sustentável e inclusiva, lembre sempre de ter opções vegetarianas e crianças com dietas restritivas.


OS DOCES


As tartarugas foram um sucesso. Compramos paçocas e tartuguitas ao longo dos meses para não pesar como muitas outras coisas. Com o garfo despedaçamos elas e dispomos as tartarugas sob a "areia" em bandejas de papel e bandejas que usamos em todas as festas.


Esse ano fui ousada e não teve brigadeiro de chocolate. Ao invés compramos chocolates em formato de animais marítimos e brigadeiros veganos de maracujá e capim limão em forminhas claro de papel, com desenho de algas e sem plásticos desnecessários.


Para completar a mesa balas de coco embaladas em papel verde calro e escuro, mais algas. O bolo foi feito pela minha irmã com corante natural que era para ser azul e virou verde rs e arrancou muitos elogios no final da festa e a decoração do bolo foi feita por uma amiga com toppers de papel e muitas baleias como o aniversariante solicitou.


ideia de decoração de festa de fundo do mar banana em formato de golfinho

Apesar dos brigadeiros veganos fazerem um sucesso tremendo, esse ano as frutas superaram tudo.


Mal consegui tirar foto dos espetinhos de frutas pois acabaram em minutos logo no ínicio da festa.


Golfinhos de banana e mirtilo não podiam faltar.


Os sucos eu deleguei pro marido por que né! Aqui refrigerante não entra a não ser que seja caseiro como o de cenoura que fica incrível. Mas aqui uma limonada e um suco de uva integral (sem trabalho escravo) já faz a alegria da criançada.


ANIMAÇÃO


Para embalar a festa fiz uma playlist com músicas infantis educativas que incluiam Toquinho, Palavra Cantada, Bita e outros autores maravilhosos.


animação de festa infantil
crianças fazendo atividade em festa infantil

Um músico e palhaço animou a festa com o tema mar e o Casulo Cultural mais uma vez esteve presentes com atividades educativas de pintura e reciclagem relacionadas ao tema de sustentabilidade entreteram as crianças.


criança mostrando o desenho em atividade de festa infantil
crianças brincando de circo em festa infantil

LEMBRANCINHA


A lembrancinha precisava fazer juz ao tema da festa "Respeite o mar". Então os convidados foram presenteados com ecobags personalizadas com canetinhas para pintar e uma doação para o Instituto Lixo Zero de Santos que realiza periodicamente limpezas das praias.


lembrancinha de festa infantil sustentável de tema fundo do mar


voucher de doação como lembrancinha de festa infantil sustentável
Voucher de doação para o Instituto Lixo Zero

FIM DA FESTA


criança vestida de Orca

Dos olhinhos do caranguejo, dos animais nadando no teto, do bolo verde, da roupa de Orca feita por mim à lembrancinha feita uma a uma com tanto carinho à todas as pessoas presentes no quinto ano de vida do meu amor, terminamos a festa com dever cumprido e a mensagem que queríamos passar enviada.


Ufa, deu trabalho mas valeu muito a pena.


E por aqui já pensando no próximo aniversário com o que mais importa: saúde e amizade para celebrar cada passo e avanço das nossas crianças por esse mundão que precisa de tanto cuidado e respeito.



mãe e filho no final da festa

Conta aqui pra gente o que achou da festa do Pedro desse ano, adorariamos saber.


O que voce acha que conseguiria fazer e o que não conseguiria fazer na festa do seu filho?


Para nós super mães que queremos fazer tudo e perfeito a mensagem é: cerque-se de amigos nas horas de crise, delegue, coloque marido e a as crianças para ajudar, terceirize o máximo que der e quando a festa começar, sente-se e curta tudo que fez, brinque com seu filho, esqueça a bagunça, lembre de comer e beber também! Chame as mães para tomar aquela cerveja merecida, estique as pernas. Ah e não esqueça de reciclar tudo que der rs. Claro! Boa festa!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page