top of page
  • Foto do escritorMarta Barbieri

Como fazer uma festa infantil sustentável?

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Organizar uma festa sustentável não é só possível como extremamente prazeroso para quem organiza, pois celebramos as nossas crianças com o que elas mais precisam pro futuro que é o respeito ao meio ambiente e, exemplo, que vem de nós.

imagem de uma mesa de festa infantil sustentável com tema Mundo Bita

Por que fazer uma festa sustentável?

Sabe-se que o impacto que apenas uma festa pode gerar para o meio ambiente é bem significativo se levarmos em conta a quantidade de plástico e material de uso único que é gerado além da energia gerada.


Uma festa sustentável é aquela que busca gerar impacto ambiental mínimo.


Vou mostrar aqui como fazer uma festa infantil ecológica desde o convite, à decoração sustentável, os comes e bebes até a animação da festa.


A regra é muito simples: nada de plástico ou objetos que demoram muitos anos para se decompor. Cada detalhe conta então vamos começar do começo: o convite.


imagem de convite de festa infantil sustentável

CONVITES

Fazer convites online além de mais ecológico é muito mais barato como veremos a seguir.


Você pode claro imprimir alguns convites para enviar na agenda dos amiguinhos e pode imprimir em casa mesmo.


Para fazer este usei o site da Udois. Lá você encontra dezenas de temas e artes prontas e pode personalizar da forma como quiser, de forma bem intuitiva, pagar (não é caro) e baixar.


LOCAL

Prefira sempre espaços abertos como casas, pode ser casas de parentes ou amigos, parques e praças. Tenha planos Bs em caso de chuva.


Buffets de festas são muito práticos para os pais que querem ter um pouco de descanso antes, durante e após as festas, no entanto, festas em espaços abertos podem te dar mais liberdade para fazer uma festa sustentável, com maior interação entre as crianças e te garanto com muito mais economia.


Ponto importante aqui é lembrar de levar um lixo para colocar o material reciclado e outro para o orgânico. Jamais deixe lixo das festas nos parques e praças.


DECORAÇÃO

Essa é a parte que eu mais gosto. Aqui papel crepom, papel de seda, cartolina e tecido bastam para substituir decoração com plástico e as bexigas de nylon e latex, essa última apesar de ser uma opção melhor por ser biodegradável demora de 6 meses à 4 anos para se decompor, o que pode causar impactos irreversíveis no meio ambiente, então melhor evitar.


imagem de topo de bolo em mesa de festa infantil sustentável com tema do Mundo Bita

Como você pode ver eu usei balões colmeia coloridos, balões 3d, cata-ventos, pipas personalizadas que mandei fazer na Elo7 com o nome do meu filho, toppers para o bolo e os brigadeiros dos personagens do Mundo Bita.

(Importante lembrar que a maioria dos toppers vem com palitinho de plástico para espetar, antes de fazer o pedido pedi para que fossem usados palitinhos de madeira).


O bolo também é um personagem principal na decoração e não deve de forma alguma ser fake. Nada deveria ser fake na verdade. Use bolos caseiros com pouco açúcar e nenhum corante, se possível. Use corantes naturais (tutorial aqui).


Pelúcias ou bonecos do tema e fotos do aniversariante completam uma decoração minimalista sem perder a afetividade.


Aqui vão mais algumas ideias para deixar sua consciência leve como aquelas pipas...

imagens de ideias de decoração para festa infantil sustentável

As opções são inúmeras:

  • Balões colmeia

  • Leque cruzado de papel (Tutorial aqui)

  • Espiral de papel (Imprima aqui)

  • Bolas de flores da Martha Stewart (Tutorial aqui)

  • Leque circular

  • Cortinas de bolinhas (outro formato) de papel (podem ser feitos na máquina de costura)

  • Papel crepom torcido dão um efeito belíssimo

Outras opções de decoração podem ser guirlandas, flores, personagens impressos em papel cartão ou cartolina, decoração de teto com papel crepom, utilização de tecidos para fazer painéis ou guirlandas.


UTENSÍLIOS

Novamente a regra é simples: Nada de plásticos que ficarão anos em aterros e no meio ambiente.


O problema não acaba aí, estima-se, segundo um estudo internacional, que haja mais de 170 trilhões de fragmentos de plásticos nos oceanos.


Sim o grande vilão são os plásticos de uso único, descartáveis que com a ação do sol e da água acabam virando micro plásticos e consequentemente matando e contaminando todas as espécies, inclusive a humana quando se alimentam de animais marinhos.

imagem de opções de copos para festa infantil sustentável

Opções existem é só querer. Copos de papel, de diversas fibras, de plástico biodegradável ou até mesmo copos acrílicos que podem ser usados por muitos e muitos anos.


Outra opção é coletar ou pedir para alguém juntar para você ao longo do ano copos de requeijão e usar por muitos anos. Quando esses copos chegarem até o fim de sua vida útil, destine corretamente no descarte de reciclados no dia correto da seleta da sua casa ou prédio.


Outra dica é deixar uma canetinha ao lado dos copos de papel, assim as pessoas escrevem seus nomes e você evita desperdício.


imagem de ideias para opções mais sustentável para festa infantil como saquinhos de papel de pipoca, forminhas de papel sem plástico

Como a Bela Gil diria su-bs-ti-tua:

  • copinhos de acrílico por copos de papel (para café);

  • forminhas apenas de papel (sem laminado e fundo de rendinha de plástico);

  • saquinhos de plásticos por sacos de papel para pipoca;

  • pratos de plástico por pratos de papel (são mais caros sim, o que eu faço é comprar de pouquinho muitos meses antes da festa);

imagem de opções mais sustentáveis para festa infantil sustentável como talheres de madeira e pratos de papel
  • talheres de plástico por talheres de madeira de reflorestamento;

  • qualquer plástico por utensílios kraft que não passa por nenhum tipo de branqueamento;

  • bandejas de plástico por bandejas feitas com louça e copo;

  • bandejas de plástico por aquela louça com baleiro, potes que irá usar a vida inteira, emprestar para as amigas e passar de geração para geração;

  • garrafas pet de refrigerante e caixas de sucos cheios de açúcar por suqueiros e/ou garrafas de vidros (use canudos de papel para dar ainda um charme maior na decoração com as cores da festa).

LEMBRANCINHAS

imagem de lembrancinhas para festa infantil sustentável de tema Mundo Bita

As lembrancinhas fazem parte da decoração e é a melhor oportunidade para fazer com que os convidados lembrem da festa.


Assim, para uma festa sustentável pense em opções sem nenhum plástico ou objetos que serão facilmente descartados.


Use sacolas de papel com lembrancinhas que sejam ecológicas, educativas e ou que durem por muito tempo e sejam úteis por um bom tempo na vida das pessoas que a receberem.


Para a festa do Pedro encomendei kits de plantação com vasinhos, terra e, sementes para as crianças plantarem em casa. Os convidados também podiam levar os bigodes do Bita, os cata-ventos e os cookies.


Outras ideias podem ser: voltando às antigas com brinquedos de madeira como tangram, peões e io-ios, ecobags para desenhar com o tema da festa, tecidos lousas com giz, cadernos de desenhar com lápis de cor rústico de casca de árvore, kits plantáveis, feijão mágico, suculentas.

imagem de ideias de lembrancinhas ecológicas como brinquedos de madeira, peão, lápis de cor, suculentas para festa infantil sustentável

COMES E BEBES

Aqui a regra é igualmente simples: para uma festa infantil invista em comidas e bebidas naturais e saudáveis, de preferência produzidos localmente. Evite alimentos industrializados.

imagem de ideias para comes e bebes para festa infantil sustentável com suqueira, pipoca, brigadeiro vegano e polvilho

Festas tipo piquenique são sempre uma boa pedida, pois verdade seja dita, as crianças querem mais é saber de brincar.


Substitua salgadinhos fritos por pão de queijo, polvilho, pipoca, milho cozido, tortas, batata ou banana tipo chips, sanduiches naturais ou carne de jaca louca e mini pães francês (ou mini médias aqui em Santos).


Palitinhos de cenoura, mini-cenouras, queijo tipo nózinho e tomate cereja costumam fazer sucesso entre os pequenos.


Para os doces substitua balas e pirulitos (cuja haste e plástico que os envolvem são um dos maiores poluidores de mares e oceanos) por cookies, muffins e bolos caseiros.


Invista nas frutas. Com certeza foi o maior sucesso da festa: os espetinhos de frutas. Substitua pirulitos doces cheios de corantes e açúcar por pirulitos de frutas banhadas em chocolate meio amargo.


Yes, people need juice! Substitua refrigerantes e sucos de caixinha por (use e abuse da criatividade) laranja com morango, abacaxi com hortelã, maracujá com manjericão e o que toda criança ama, uma boa limonada. Dica: use jarras ou reutilize garrafas pet para estocar sucos feitos poucas horas antes da festa, depois é só ir completando suas jarras ou suqueiros.


Se quiser oferecer cerveja aos adultos opte pelas latinhas ao invés das garrafas de vidro. Escolha sempre as opções de melhor reciclabilidade, no caso, o material mais reciclado no Brasil com 98% são as latinhas de alumínio, por isso, opte sempre por elas.


Os brigadeiros não podem faltar, por isso invisto em brigadeiros diferentes e sem leite condensado, afinal, se leu nosso outro artigo "Porque parar de comer carne?" vai entender porque jamais incluiria um produto animal em uma festa sustentável. Se não leu, por favor leia aqui, pois te diz respeito.


Eu te prometo que eles valem tanto a pena que fazem o maior sucesso e sempre tem muita gente pedindo a receita. Mas eu não vou segurar o ouro não, divido com vocês a receita com o maior prazer:


RECEITA DE BRIGADEIRO DE MARACUJÁ


Ingredientes:

  • polpa de 2 maracujás doces

  • 150g de castanha de caju

  • 1 xícara de açúcar demerara

Ferva as castanhas de caju que deixou de molho por 8 horas. Bata a polpa, as castanhas e o açúcar até virar uma pasta linda e amarela. Sim ela vai cheia de pintinhas pretinhas das sementes. Cozinhe essa massa no fogo baixo, acrescente óleo de coco e faça como se tivesse fazendo um brigadeiro normal. Apague o fogo quando estiver desgrudando da panela. Leve para a geladeira ou freezer se quiser um brigadeiro mais firme para enrolar. Para enrolar sugiro um granulado de chocolate branco ou confete branco. Enjoy e as vaquinhas agradecem!


Se quiserem a receita de capim limão vegano comenta aqui em baixo que te envio com o maior prazer e eu te garanto que as pessoas vão comentar mais do brigadeiro do que da festa. Juro!


ANIMAÇÃO

Por que organizar brincadeiras é fundamental em uma festa sustentável?

imagem de brincadeiras e atividades para festa infantil sustentável

Pois bem essa é uma oportunidade única de falar sobre um tema tão importante que pode e deve cada vez mais fazer parte da nossa realidade em todos os aspectos da nossa rotina seja na forma como consumimos, como trabalhamos, produzimos ou como celebramos.


Introduzir brincadeiras educativas é uma oportunidade das crianças aprenderem um pouco mais sobre sustentabilidade, educação ambiental e por que não se sujar um pouco e esquecer tv e vídeo games, mesmo que só por um dia?


Algumas sugestões:

  • Caça ao tesouro

  • Artesanato de reciclagem como pulseira de beads de papel.

  • Pintura com corantes naturais

  • Fazer própria massinha com farinha

  • Roda de leitura

imagem de brincadeiras como amarelinha e bolhas de sabão em festa de infantil sustentável

Outra dica é simplificar: crianças amam as brincadeiras atemporais:

  • amarelinha

  • pular corda

  • bolhas gigantes

  • cama de gato

MÚSICA

Invista em músicas educativas. Pode ser o canal de música kids da TV a cabo ou mixes do youtube.


Faça uma coletânea com músicas do Bita, Palavra Cantada, Zis, Toquinho para crianças, Patati, Patatá entre outros. Fica o apelo, por favor não coloque funk na festa do seu filho (a).


Dicas importantes:

  1. Para não sujar: avise no convite ou no save the date para as crianças trazerem aventais ou roupas de bater se as atividades forem sujar as roupas.

  2. Comida para todos: Regra básica da organização de eventos: Se insistir em servir carne, lembre-se em incluir comidas vegetarianas e veganas que agradem a todos. Se tiver algum convidado com alguma restrição alimentar ofereça uma ou duas opções à ele (a).

  3. Inclusão: Se tiver convidados dentro do aspecto autista converse com seu filho ou filha para incluí-lo em todas as brincadeiras e ajudá-lo e respeitá-lo caso haja alguma atividade, decoração ou som que a criança não tolere. Se houver colegas com TDAH explique as regras de brincadeiras que a criança não conhecer de forma devagar e sem distrações.

BORA?

Organizar uma festa sustentável pode ser mais econômico, mas pode ser trabalhoso se quiser fazer tudo sozinha. Conte com amigos e parentes para te ajudar. Se tiver condições contrate pessoas para te ajudar com os comes e a limpeza. A gente sabe como podemos nos estressar no dia da grande festa.


Aceite ajuda, as vezes queremos fazer tudo do nosso jeito, aceite e peça ajuda, fará muito bem para sua sanidade mental.


No entanto, organizar uma festa de baixo impacto ambiental pode ser extremamente recompensador, pois estamos transmitindo às nossas crianças a importância de cuidar do nosso planeta e dos nossos animais para o bem do seu próprio futuro. E isso não tem preço.


Se não conseguir seguir todas essas dicas não tem problema, faça o que conseguir. Queremos mais e mais pessoas fazendo festas meio sustentáveis do que poucas fazendo tudo certinho.

Com pequenas mudanças em nossos hábitos poderemos viver em um mundo mais consciente com boas condições para as nossas crianças crescerem saudáveis e felizes e um futuro onde haja equilíbrio, sustentabilidade, preservação e respeito.


Se ficou faltando alguma dica, compartilha com a gente nos comentários e se fizer uma festa sustentável seguindo as nossas dicas nos conte aqui como foi, adoraria saber.


Uma ótima celebração verde para vocês e seus pequenos!

156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page