top of page
  • Foto do escritorMarta Barbieri

Tutorial de como fazer uma carteira de pulso sustentável

Esse bracelete-carteira ou carteira de pulso fez um grande sucesso na época em que eu inventei de produzir elas, principalmente entre os homens. É um excelente presente para amantes de bicicleta pelo seu design e praticidade na hora de rodar de bike por aí.

Olha eu procurei procurei por foto dela no pulso e não achei, mas garanto que fica um charme. Apesar de exigir conhecimentos de costura e pequenas adaptações na hora de costurar a borracha é super simples de fazer então bora lá!


Para fazer esse bracelete, uma borracha de câmara de ar de moto foi utilizada, mas pode ser feito com (reutilização, de preferência) de tecido sintético, aquablock (de tapeçaria, de alguma almofada antiga ou algum retalho dando bobeira).


Para conseguir a sua câmara é só visitar qualquer borracheiro e pedir que eles tem de sobra e costumam jogar no lixo comum. O que sobrar você pode explorar sua criatividade superciclável ou descartar no lixo reciclável.


Você vai precisar do seguinte material:


  • Máquina de costura (pode ser doméstica, no entanto a industrial é mais adequada para costurar um material grosso como a borracha).

  • Calcador de teflon (para a borracha deslizar melhor)

  • Molde (fig. abaixo)

  • Borracha de câmara de ar ou tecido grosso que não desfie

  • tecido para forro (tapeçarias sempre estão dando retalhos e sobras)

  • zíper entre 15 e 20cm

  • tesoura

  • cola de contato

  • pincel (para passar a cola)

  • cola instantânea

  • botão de pressão, velcro ou botão para o fecho

Molde feito, traçar o molde na borracha e recortar.


Perceba que eu localizei o molde em um espaço reto e que tivesse esse detalhe em azul cortando nosso bracelete. Design é tudo!


Virei minha borracha do avesso e coloquei cola instantânea ou outra cola que preferir para colar o ziper.


Posicionei o zíper (que comprei combinando com a cor do detalhe da câmara) no orifício. Espera secar e corta o excesso de zíper.


É possível costurar em volta do zíper, na época eu usava apenas a máquina doméstica e não quis arriscar.

Passar a cola de contato ao redor do tecido do forro. Deixar secar por 5 minutos.


virar 0,5mm da borda para fazer o acabamento. Dar pequenos cortes nas curvas antes de virar. Cortar as pontinhas dos cantos.


* se não quiser usar a cola de contato e estiver usando um tecido que não desfia pode pular essa etapa e cortar a fio após a costura.




Passar cola de contato a 0,5cm da borda do avesso da borracha para posicionar o avesso do forro sob o avesso da borracha.


Para passar a costura em todo o redor da sua carteira de pulso, utilizar calcador teflon (se estiver usando borracha e máquina doméstica).


Refilar o excesso da borracha. Agora só falta o fecho.




Medir primeiro no pulso seu bracelete para saber onde irá colocar o botão e furar com o furador.


Aqui eu coloquei com ajuda de um balancim um botão de pressão n°36, mas fechos de velcro ou botões funcionam bem como alternativa.


E voilá, sua carteira de pulso super upcycling está pronta!


Se tiver qualquer dúvida entre em contato conosco pelo instagram ou pelo whatsapp que está no site da Supercicla. Quem conseguir fazer adoraria saber como ficou.


O descarte de câmaras de pneu é um grande problema ambiental, assim como o descarte de pneus de carros e caminhões, que não têm seu destino correto através das empresas que os produzem e acabam indo parar nos aterros e no fundo dos rios.


Por isso para cada câmara que salvamos do lixo comum dos borracheiros é uma câmara a menos no meio ambiente. Sim é trabalho de formiguinha, mas nossa luta pela conscientização só está começando e você pode fazer parte desse movimento.


Entenda mais seguindo a nossa página do Instagram e faça parte da mudança! Adoramos receber borboletinhas novas. Quanto mais gente nesse bando, mais questionamentos e portanto, mais transformações de atitude, de mentalidade, consciência e consumo.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page