top of page
  • Foto do escritorMarta Barbieri

A história da Supercicla - SPPCL para os mais próximos

Você sabia que diariamente diversas câmeras de pneu são descartadas no lixo comum?

Balde cheio de câmaras de ar de bicicleta
Post do Instagram da @supercicla

SEMPRE AMEI ARTESANATO UPCYCLING


Sempre estive em busca de um material para me apaixonar. Comprar material para fazer minhas artes me incomodava profundamente.


Foi quando ao passar por uma borracharia vi uma câmara ali jogada sozinha em um latão de lixo. Então perguntei pro borracheiro o que ele ia fazer com aquilo. Ele falou 'Pode levar, jogo todo dia dessas ai fora'.


Levei a câmara sem dizer para ele que 'fora não existe'. E dentro da minha cabeça milhares de ideias surgiram para mudar o destino daquela câmara tão desolada tristinha tadinha.

Imagem de um antes de câmara de pneu e depois virando um brinco de flor de borracha de câmara de peneu
Foto cedida por Supercicla

Criada em maio de 2019 a marca era voltada apenas para a produção de calçados e ecojoias feitas com câmara de ar de bicicleta. O design sempre levou a natureza em consideração e o perfeccionismo para que a produção fosse o mais sustentável e responsável possível era uma busca constante apesar das limitações da borracha.


Imagem Ma Barbieri sentada com ecojoias e calçados da Supercicla em feira de criativos
Estreia da Supercicla em 2019

PANDEMIA VEIO COM TUDO, MAS NÃO PARAMOS DE SONHAR


Com a pandemia e questões de saúde pessoal no meio do caminho me vi de mãos atadas. No entanto, acabei enxergando aquele momento como uma oportunidade para crescer. Nos dois anos durante a pandemia o que restou foi nos aperfeiçoar encontrando materiais mais sustentáveis, treinando modelagem daqui e acolá e o que eu mais gosto; criar.


Imagem de um calçado sustentável que pode ser usado de diversas formas
Primeira versão da Sapatilha modular 5Rs

Desse acolá muitas ideias surgiram, como a nossa sapatilha modular que pode ser usada de 4 formas diferentes. Deu pra perceber que eu sempre gostei de um dois em um né.


Essa foi a primeira versão.


A fase de desenvolvimento de um produto é longa como uma viagem para um retiro espiritual. A ideia é sempre melhorar. E hoje já estamos na versão final, a quarta ufa!


ROUPAS SUSTENTÁVEIS


No meio de 2022 precisei assumir para mim mesma que não conseguia mais fazer tudo sozinha e talvez não quisesse seguir essa jornada desacompanhada.


Sempre sonhei que a Super fosse um empreendimento social, então pensei por que não roupas sustentáveis e versáteis?


MAS MARTA, O MUNDO DA MODA É ASSIM MESMO


Após despencar quando confiei minha primeira coleção à uma pessoa que me gerou um prejuízo enorme, financeiro e emocional com incompetência e mau-caratismo, juntei os cacos.


E com o sonho de fazer parte de uma moda mais transparente com pagamento justo aos responsáveis por fazer as minhas borboletas criarem asas, finalmente a coleção tomou forma e estreia nesse mês de setembro com muito orgulho e resiliência.

Estilista produzindo a modelo para sessão de fotos
Foto: Bianca Moreira

O FUTURO DA SUPERCICLA


Estou preparando muitas criações com viés upcycling, com design zero waste e único que você só encontrará aqui.


Será sem sombra de dúvidas a cara da SPPCL (agora já somos próximos). E visa convocar a todos os simpatizantes da causa ambiental e animal; mudar a moda como conhecemos! Bora?

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page